TOPO
Papel importante
Morre Argeu dos Santos ''o treinador do acesso'' do Boa Viagem Esporte Clube
Desde 2015, Argeu lutava contra problemas de saúde. A informação foi confirmada por uma amiga próxima da família.
11/10/2018 12h03
Por: Redação
1.162
Internet
Internet

Argeu foi um dos maiores zagueiros da história do futebol cearense. Além de ter jogado no Ceará, o atleta passou, como treinador, por vários clubes do futebol local, conseguindo vários acessos e levando outros a finais de turno e campeonato, como Horizonte e Guarany.

Ele tinha 63 anos e chegou a se afastar do futebol entre 2014 e 2015 por problemas decorrentes de uma hérnia de disco, anormalidade na próstata e uma ferida na perna.

Biografia

Argeu dos Santos iniciou a carreira como jogador em 1972 pelo Vasco da Gama. Zagueiro técnico e de boa velocidade e marcação, logo chegou ao time titular ajudando o clube carioca a conquistar o título brasileiro de 1974. Após passagens pelo Vasco, Campinense e América de Natal, Argeu foi contratado pelo Ceará no início dos anos 1980 onde ajudou a conquistar o certame local de 1980, 1981, 1984 (marcou três gols no certame) e 1986. Após atuar pelo time Alvinegro, Argeu tem uma rápida passagem pelo Central de Pernambuco e Fluminense de Feira de Santana.

Nos anos de 1991 e 1992, Argeu se tornou ídolo do Fortaleza depois das conquistas do cearense. O atleta ainda vestiu as camisas do Ferroviário, Moto Club, Tiradentes/CE, 4 de Julho e encerrou a carreira no Quixadá em 1994.

Como treinador, Argeu dos Santos ficou conhecido como o “rei do acesso”, por ajudar muitos clubes do Interior a realizar conquistas. Trabalhou como técnico no Quixadá, Fortaleza, Ferroviário, Uniclinic, River do Piauí, Boa Viagem, Maranguape, Crateús, Central de Pernambuco, 4 de Julho, Botafogo/PB e Horizonte.

Resultado de imagem para argeu dos santos

Em suas passagens no extinto Boa Viagem Esporte Clube, Argeu viveu dias de alegrias, como o caso do primeiro acesso do clube à elite do Futebol Cearense em 2000, mas Argeu viveu dias de  dramas também, em sua última passagem pela equipe em 2010, quando foi contratado no 2° Turno para tirar o time da lanterna da 1° Divisão do campeonato cearense, fato que por pouco tempo de trabalho não conseguiu, Boa Viagem acabou sendo rebaixado. 

 

Um dos seus maiores trabalhos como treinador foi com o Horizonte em 2008. Com ele no comandado, o Galo realizou uma das suas melhores campanhas no certame local. Com um time formado por Jefferson, Izaquiel, Gilmak, Eusébio, Júnior Cearense, Raul, Léo Jaime e Stênio, o Horizonte chegou a decidir o 2º Turno com o Fortaleza. Primeiro jogo da final saiu 3 a 1 para o Fortaleza. No segundo o Galo venceu por 1 a 0. Na decisão nos pênaltis deu Tricolor pelo placar de 5 a 4. 

 

 

Via Diário e TV Boa Viagem

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Boa Viagem - CE
Atualizado às 22h23
23°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
23°

Sensação

12.2 km/h

Vento

92.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
NUTRITEC
Animado
ESCRITÓRIO BRASIL
Municípios
O melhor Conteúdo II
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio