O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar nesta quinta-feira candidaturas vitoriosas nas eleições deste ano que estão com algum questionamento na Justiça Eleitoral. Dos quatro casos julgados hoje, os ministros entenderam que somente em Bom Jesus de Goiás (GO) deve ocorrer uma nova eleição.
Levantamento do GLOBO indica que em ao menos 96 municípios brasileiros ainda não está definido quem será o prefeito a partir de 2021. Nesses locais, as candidaturas estão “sub judice”, expressão que indica que determinado processo está em julgamento e aguarda decisão judicial. No caso do município de Bom Jesus de Goiás, todos os magistrados concordaram pela inelegibilidade do prefeito eleito Adair Henrique da Silva (DEM) por condenação em órgão colegiado.
Com isso, outra eleição será realizada. – Por unanimidade, [o TSE] deu provimento ao 1º recurso para indeferir o pedido de candidatura ao cargo de prefeito e anular as eleições majoritárias do município de Bom Jesus de Goiás, determinando a realização de novas eleições a serem designadas pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para o ano de 2021, bem como a convocação do presidente da Câmara Municipal da legislatura a se iniciar para exercer o cargo provisoriamente nos termos do voto do relator – disse o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
Pedra Branca-CE
O resultado das urnas no último dia 15 de novembro deixou moradores deste município em dúvidas sobre quem deverá assumir o cargo de prefeito municipal no próximo dia 1º, o prefeito eleito, Antonio Gois,obteve maioria dos votos, porém, não foi considerado perante o TSE, um candidato eleito, uma vez que concorreu sub judice baseado na lei da ficha limpa. O Ministério Público do Estado do Ceará notificou a Câmara Local para que fosse cancelado a equipe de transição montada pelo candidato que foi ex-prefeito do município.
Enquanto isso os munícipes aguardam uma definição sobre os destinos do município pelos próximos 4 anos.
PORTAL SERTNEWS - TUDO O QUE ACONTECE - Dados (O globo)