Em entrevista à Rádio Campo Maior na manhã desta quinta-feira, 16, o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone (PP), revelou que o município deve comprar, até a próxima semana, cerca de 5 mil testes rápidos, para aumentar a capacidade de testagem para detecção do novo coronavírus na população quixeramobinense.
Segundo levantamento do site Reporter Ceará, a cidade de Quixeramobim é a que menos testa dentre as maiores do Sertão Central. Quixadá lidera como a que mais testa, 5.003 (5,70%), seguido por Canindé, 3.584 (4,65%), depois Quixeramobim 2.169 (2,67%).
O gestor revelou que na próxima semana fará uma compra de cerca de 5 mil testes e realizará um mapeamento por Bairros e Distritos e realizará um ‘drive thru’ na cidade para ampliar a testagem. A ideia, segundo o prefeito, é ter noção da manifestação da doença e o índice de infecção na cidade.
Clébio disse ainda que fará algumas ações para impactar nas medidas de combate ao vírus. Uma das medidas é a montagem de uma tenda em frente a UPA, para triagem do atendimento de quem apresente sintomas da Covid-19 ou outras doenças. O prefeito disse ainda que utilizará o prédio do ‘CAPES’, localizado nas proximidades da UPA, para atendimento específico de pacientes com Covid-19.