É NOTICIA
TOPO
Dados

Açude Vieirão já registra aporte histórico após 4 anos de seca

Principal reservatório que abastece Boa Viagem poderá ter aporte maior com a chegada da estação chuvosa no Ceará

01/03/2020 20h54Atualizado há 1 mês
Por: Redação
4.341
Foto: Agência Eric de Comunicação
Foto: Agência Eric de Comunicação

Boa Viagem. A quadra invernosa no estado do Ceará mal chegou e diversos açudes tem boas perspectivas de aporte para o período chuvoso no estado. 

Um deles é o açude Vieirão, o principal reservatório que abastece Boa Viagem encontra-se hoje com um aporte hídrico histórico em um período de 4 anos de longa estiagem e seca, são aproximadamente 5,89% equivalente a 1.22 hm³, o açude aporta 20.7hm³.

O Portal Sert News reuniu dados junto a COGERH, responsável pela manutenção do reservatório e constatou que em 4 anos nunca ouve um aporte maior do que o apresentado atualmente, principalmente no período que antecede a chegada das chuvas no estado, fato este que enche de esperança quem espera por um bom aporte hídrico ou até mesmo sangria. 

Em abril de 2018 o açude aportou 0,98% o maior desde 2016, dados anteriores aos anos apresentados nesta matéria não foram disponibilizados. 

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, a expectativa é de chuvas acima da média durante a quadra chuvosa que inicia-se neste mês março e finda em maio. 

Chuvas 

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro Boa Viagem registrou média histórica no volume de chuvas que caíram sobre o município, no primeiro mês do ano foram 190, 5 de um normal 78,9, uma média acima em 141.4% segundo o órgão, já em fevereiro este número aumentou para 176.1% acima do limite mediano que seria 85,9% em um total de chuvas de 237.0 que caíram durante o mês.

PORTAL SERT NEWS - TUDO O QUE ACONTECE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.