É NOTICIA
TOPO
Água

Açude Vieirão acumula mais de 6 metros de água após chuvas em Boa Viagem

Cenário do principal reservatório do município começa a mudar com as recentes precipitações

20/02/2020 09h40
Por: Redação
2.358
Foto: Tamires Veras
Foto: Tamires Veras

Boa Viagem. O açude Vieirão localizado na comunidade Jacaúna continua recebendo aporte hídrico após as precipitações de chuva marcarem o início da semana no município. O principal reservatório local registrou um aporte de 6,43 hm³ água, o que equivale aproximadamente 1000000m² de água. 

O açude tem a capacidade de armazenamento em 20.7 hm³, apesar do aporte, o líquido armazenado na parede não equivale a 1% de sua capacidade. 

Apesar dos números, a recarga é considerada um feito inédito, uma vez que o estado do Ceará ainda não entrou na estação chuvosa, as chuvas de Janeiro e Fevereiro em Boa Viagem equivaleram a pelo menos 200 mm segundo a FUNCEME. 

Outro reservatório local que mantem sua boa recarga é o São José I na comunidade de Xique Xique, com capacidade para 7,67 hm³, o açude hoje conta com 5,03hm³ de água. 

Região

Em Madalena, a barragem Umari que abastece o município e vizinhos - Boa Viagem, Itatira, hoje conta com 7,26 hm³ dos 30 hm³  que aporta. 

Em Quixeramobim as águas continuam descendo pelo leito do rio que deságua no açude Fogareiro que registra um aporte de pelo menos 1,27 hm³.

 

PORTAL SERT NEWS - TUDO O QUE ACONTECE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.