Quinta, 26 de Maio de 2022
23°

Poucas nuvens

Boa Viagem - CE

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta institui a Política Nacional de Responsabilidade Econômica

Nilson Bastian /Câmara dos Deputados Ramos: não é justo que o empreendedor pague o ônus de eventuais benefícios O Projeto de Lei 3412/21 cria a P...

14/02/2022 às 15h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Ramos: não é justo que o empreendedor pague o ônus de eventuais benefícios - (Foto: Nilson Bastian /Câmara dos Deputados)
Ramos: não é justo que o empreendedor pague o ônus de eventuais benefícios - (Foto: Nilson Bastian /Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 3412/21 cria a Política Nacional de Responsabilidade Econômica, a fim de proteger as atividades empresariais na eventual imposição de custos e despesas pelo poder público. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, toda e qualquer atribuição de caráter econômico ou financeiro imposta aos setores industriais, comerciais e de serviços em razão de benefícios econômicos à sociedade será considerada custo e despesa.

Entre outros pontos, o projeto de lei determina que, na formulação e na execução dessa política nacional, os poderes Executivo e Legislativos deverão:

  • considerar a opinião das empresas sobre a concessão de benefícios econômicos à sociedade a partir de recursos privados que não são obrigações tributárias;
  • destinar recursos públicos já existentes para a substituição de recursos privados que permitem atualmente a concessão de benefícios econômicos à sociedade; e
  • estabelecer como critério para as futuras leis a compensação, em obrigações tributárias devidas pelo setor privado, de benefícios econômicos à sociedade.

“Com o projeto, todo e qualquer benefício à população que traga ônus para a iniciativa privada deverá ser acompanhado de estudo de impacto econômico e análise do setor empresarial afetado, bem como da forma de compensação como contrapartida”, disse o autor da proposta, deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

“No Brasil, existem hoje diversas iniciativas legislativas – municipais, estaduais e federais – que oneram a cadeia produtiva até o consumidor final com ‘benefícios sociais’ bancados pelas empresas sem que haja nenhuma contrapartida ou compensação do poder público e da sociedade”, explicou o parlamentar.

“Estudos recentes concluem que a liberdade econômica é cientificamente fator necessário e preponderante para o desenvolvimento e o crescimento de um país”, afirmou Marcelo Ramos ao defender a proposta. “Mais do que isso, é uma medida efetiva para sairmos da grave crise em que o Brasil se encontra”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem - CE Atualizado às 01h44 - Fonte: ClimaTempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

Sex 32°C 21°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 31°C 20°C
Seg 31°C 20°C
Ter 30°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias