É NOTICIA
TOPO
Fé e Devoção

Festejos de São Francisco têm início em Canindé com participação de milhares de devotos

De acordo com a organização do evento religioso, aproximadamente 30 mil pessoas

24/09/2019 19h39
Por: Redação
Fonte: Diário Sertão Central
151
Festejos de São Francisco das chagas tem início em Canindé com a participação de milhares de devotos. Fotos > Pascom Santuário / Jander Silva
Festejos de São Francisco das chagas tem início em Canindé com a participação de milhares de devotos. Fotos > Pascom Santuário / Jander Silva

 

Milhares de devotos participaram na madrugada desta terça-feira (24), em Canindé, da abertura dos festejos em homenagem a São Francisco das Chagaspadroeiro desta cidade do Sertão Central.

De acordo com a organização do evento religioso, aproximadamente 30 mil pessoas, de várias localidades deste Município, de cidades vizinhas e de outros estados participaram do primeiro ato religioso dedicado a São Francisco.

celebração, na Praça da Basílica, no Centro da cidade, teve início às 4h, com o hasteamento da bandeira, acompanhado da queima de fogos, com os fiéis saudando o santo protetor dos pobres e dos animais.

Em seguida, o reitor do santuário paróquia franciscano, frei Marconi Lins, presidiu a primeira missa da programação religiosa que se estende até o dia 4 de outubro, dedicado ao santo.

Durante os 11 dias de festejos em Canindé, os romeiros poderão assistir as missas na Quadra da Gruta às 5h, 7h, 9h, 11h e 16h; no Mosteiro das Irmãs Clarissas e na Igreja do Monte às 6 horas; na Igreja das Dores às 8h e 10h. Já as novenas, ocorrerão de 25 de setembro a 3 de outubro na Praça dos Romeiros a partir das 18 horas.

Os batizados, de 24 de setembro a 3 de outubro, serão no Complexo São Damião e as confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h, no mesmo local, ao lado da Basílica.

Missas dedicadas 

Na programação festiva serão realizadas duas missas especiais. Uma delas no dia 27, celebrada na Quadra da Gruta, às 16h, será dedicada aos sanfoneiros e comunicadores. No dia seguinte28, será a vez de reunir os vaqueiros, às 10h, no Parque de Exposições Municipal.

A expectativa dos paroquianos para os festejos deste ano é de mais de um milhão de romeiros. A estrutura receptiva, incluindo abrigos e banheiros, foi ampliada, e a segurança reforçada. Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Autarquia Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Saúde do Município foram reforçadas para atenderem os visitantes. O objetivo é assegurar tranquilidade e evitar infortúnios para os devotos.

Basílica de Canindé

A Basílica de Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano. Segundo historiadores, no ano de 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, reconhecido como fundador do povoado se estabeleceu às margens do Rio Canindé, onde, contado com o auxílio dos moradores da região  iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem ao santo já eram tradicionais nesta freguesia.

Festejos de São Francisco de Canindé
De 24 de setembro a 4 de outubro
Santuário Paróquia de Canindé
Fone (85) 3343 0017

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
CanindéCanindé - CE Canindé é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Microrregião de Canindé, Mesorregião do Norte Cearense. É o décimo primeiro município cearense mais populoso, com uma população de 78 049 habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2018. Wikipédia
ESCRITÓRIO BRASIL
NUTRITEC
Animado
Municípios
O melhor Conteúdo II
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio