Sexta, 28 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Boa Viagem - CE

Estado Chuva

Profetas da Chuva preveem bom inverno em 2022 e reascende esperança no sertanejo

O profeta da chuva Manuel Estanislau foi um dos estiveram presentes ao 26º encontro anual

10/01/2022 às 09h24
Por: Ianderson Fonte: Revista Central
Compartilhe:
Profetas da Chuva preveem bom inverno em 2022 e reascende esperança no sertanejo

A depender da previsão dos profetas da chuva de Quixadá, o ano de 2022 deve ser o ano das água. Chuva, muita chuva, capaz de encher barreiros, favorecer a agropecuária e dar sustento para quem vive da agricultura familiar. Com capacidade reduzida tendo em vista as medidas de segurança impostas em função da pandemia, 10 profetas da chuva se reuniram neste sábado (8) para a realização de mais uma edição do Encontro dos Profetas da Chuva. O evento aconteceu na Faculdade Cisne.

O evento é realizado desde 1996 e se consagrou como um dos mais importantes momentos de fomento à cultura e de valorização da figura do sertanejo que, sentado no alpendre, vendo o comportamento dos fenômenos da natureza, passou a realizar suas previsões e arriscar se o inverno será bom, ou se as chuvas ficarão abaixo da média. Quase sempre as previsões são otimistas, de chuvas bem acima do que é realmente esperado, fato que se repetiu este ano, por unanimidade.

Única mulher entre os profetas, dona Lurdinha Leite, 83, abriu as previsões afirmando que 2022 trará um bom inverno, de acordo sua observação das pedras de sal no dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro. “Se a pedra desmanchar toda é porque o inverno vai ser bom, e foi o que de fato aconteceu”, disse.

Renato do Tapuiará também estava confiante depois de ver que as casinhas da maria-de-barro, espécie de pássaro presente na região, foram construídas com a abertura voltada contra o sentido das chuvas, indicando que a precipitação será abundante.

Ex-piloto de navio da Marinha, Luiz Gonzaga Campos, de Camocim, que preferiu se denominar pesquisador e não profeta, afirmou que, de acordo com seus estudos científicos sobre o clima, temperatura, tábua de marés e pressão atmosférica, dentre outros, a previsão é de haja mesmo um bom inverno. Já Manuel Estanislau e Josimar Pacheco foram os únicos que afirmaram que o inverno não seria bom, de acordo com os métodos de observação escolhidos por eles.

O evento dos Profetas da Chuva começou como uma pequena roda de conversa, onde amigos levavam seus experimentos e compartilhavam experiências e sabedoria através de previsões. De tão pioneira, a iniciativa foi se expandindo e ganhando cada vez mais notoriedade. Os Profetas já foram temas de livros, documentários de TV e até de reportagens especiais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem - CE Atualizado às 22h47 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

Sáb 33°C 20°C
Dom 34°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias