Sábado, 30 de Maio de 2020 00:07
(88) 9 81453468
Sertão Central Fé e devoção

Pela BR-020, ciclo-romeiro percorre cidades do Ceará

“Todo mundo me ajuda, dá comida e abrigo e me recebe com muito respeito”, diz, emocionado. Compõe também a bagagem de Everaldo, estimada em 60 quilos, um equipamento de som a bateria que reproduz cânticos para ouvir durante a viagem

02/05/2019 20h02
1.008
Por: Redação
Foto: Pedro Paulo Paulino
Foto: Pedro Paulo Paulino

CanindéJá são mais de mil e quinhentos quilômetros percorridos. Na parte detrás da bicicleta, um oratório com a imagem de Nossa Senhora Rosa Mística, também conhecida como Maria Rosa Mystica. Apetrechos pessoais e um depósito com centenas de cartas de devotos também compõem a bagagem de Everaldo de Souza Brandão, 64 anos, um religioso que está percorrendo o Nordeste, segundo ele, com a missão de ajudar na cura de doenças e levar conforto espiritual a quem precisar.


O começo da peregrinação, há cerca de dois meses, foi no município de Juazeiro da Bahia, sua terra. “Sou presidente da Congregação Independente Maria Rosa Mystica, e nossa missão é ajudar o próximo, sem fins lucrativos”, explica, enquanto mostra a carteira de sócio presidente, com o CNPJ da entidade. 

Trajando o hábito típico dos franciscanos, num corpo franzino, Everaldo já passou por diversos estados do Nordeste. De Fortaleza, marchou para Canindé, no Sertão Central cearense. “Foi emocionante visitar o Santuário de São Francisco, onde orei e agradeci ao padroeiro pelo sucesso da viagem. Levo muitos pedidos de pessoas dessa cidade. Quando chegar de volta à nossa congregação, vamos rezar por todas nosso irmãos.” Sem conduzir dinheiro, o missionário garante que não lhe falta nada. “Todo mundo me ajuda, dá comida e abrigo e me recebe com muito respeito”, diz, emocionado.

Compõe também a bagagem de Everaldo, estimada em 60 quilos, um equipamento de som a bateria que reproduz cânticos para ouvir durante a viagem. “Quando canso, nas subidas, o jeito é empurrar a bicicleta, mas isso não me incomoda. Estou consciente da minha missão.” E segue, pela BR-020, rumo ao Piauí.

Reportagem de Pedro Paulo Paulino - Poeta

Canindé - CE

Canindé - Ceará

Sobre o município
Canindé é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Microrregião de Canindé, Mesorregião do Norte Cearense. É o décimo primeiro município cearense mais populoso, com uma população de 78 049 habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2018. Wikipédia
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias