É NOTICIA
TOPO
Tremores

Novo tremor de terra é registrado neste domingo de Páscoa em Boa Viagem

Estação sismológica de Pedra Branca captou o abalo sismológico, sentido também em comunidades da zona rural de Madalena

22/04/2019 12h12Atualizado há 1 mês
Por: Redação
777
Dessa vez os telhados das casas de moradores na localidade de Central, na zona rural de Madalena, tremeram.
Dessa vez os telhados das casas de moradores na localidade de Central, na zona rural de Madalena, tremeram.
Boa Viagem. O Laboratório Sismológico - LabSis, da UFRN registrou por meio da estação em Pedra Branca-CE, mais um tremor de terra em Boa Viagem e região.
O fato registrado às 15h31 deste domingo (21), com magnitude 2.1, com região de centro a comunidade de São Joaquim, em Quixeramobim. O evento foi sentido por moradores da região de Quixeramobim e Madalena também. Outros tremores de magnitude menor que 1 também foram detectados ao longo deste domingo, 21, conforme o Laboratório.
 
Em reunião com moradores das comunidades atingidas o sismólogo Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, explicou detalhadamente como esses fenômenos ocorrem, sendo inclusive comuns no Ceará. Todavia, ressaltou que apesar da tecnologia disponível não é possível prever com exatidão de antecedência quando vão ocorrer e a intensidade, magnitude. Por morarem geralmente em áreas isoladas, com poucas edificações, a forma mais segura é sair de casa e armar uma tenda para dormir.
 
Essa era exatamente a estratégia da família do agricultor José Angelim Feijão quando ouviram o estrondo, mas o tremor não foi sentido na casa deles. “O barulho mais alto ocorreu um pouco distante daqui, mas nessas horas sabemos o que fazer“, relatou. “A preocupação maior está na possibilidade de se tornarem ainda mais fortes“, completou o filho Francisco José Feijão.
 
De acordo com os representantes da Defesa Civil nos três municípios, até a publicação desta edição nenhum desabamento ou dano material foi causado aos moradores.
 
A causa
Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. Elas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Boa Viagem - CE
Atualizado às 04h26
25°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 21°
25°

Sensação

4.9 km/h

Vento

98.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
NUTRITEC
Animado
ESCRITÓRIO BRASIL
Municípios
O melhor Conteúdo II
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio