TOPO
Levantamento

Madalena é a cidade que menos recebeu chuva em 2019 no Ceará

Outras três cidades entram na estatística negativa de precipitações.

17/04/2019 18h53
Por: Redação
Fonte: G1
793

O município de Madalena, na Região Central do Ceará, foi a cidade que menos recebeu chuva em 2019, considerando o período de janeiro, ainda na pré-estação, a 16 de abril deste ano. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão destaca que os dados são preliminares.

Segundo a Funceme, choveu em Madalena, 290,5 milímetros quando o normal é 608,9 milímetros. Um desvio negativo de 52,3%. Logo em seguida, aparece Acopiara, no Centro-Sul. Lá, houve precipitações de 306,7 milímetros quando o esperado é 759,7 milímetros. Volume 59,6 % abaixo da média.

Outras três cidades entram na estatística negativa de precipitações. Tauá (Sertão dos Inhamuns), Itatira (Sertão Central) e Saboeiro (Região Central).

Previsão de chuva

O Ceará segue com previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba para esta quarta-feira (17). No Sertão Central e Inhamuns, devem ocorrer chuvas isoladas. E, nas demais regiões, há possibilidade de chuva. A análise foi realizada na manhã desta quarta-feira pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme análise de imagem de satélite, há nuvens sobre o Ceará. Elas estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste. A atuação deste sistema vem colaborando para uma maior ocorrência de precipitações nas macrorregiões localizadas ao norte do estado.

Ao longo de quarta, a expectativa é que o estado como um todo tenha cobertura variada de nuvens e, nas áreas indicadas com eventos de chuva, as precipitações deverão chegar em mais de 50% do território. No Sertão Central e Inhamuns, as chuvas deverão chegar de 20% a 50% (chuvas isoladas). Nas demais, entre 5% e 20% da área sob previsão. Tais precipitações não se comportarão de forma contínua.

Já para esta quinta-feira, 18, nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro-norte. No Sul, há possibilidade de chuva.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
MadalenaMadalena - CE Madalena é um município brasileiro do estado do Ceará localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. Pertence à microrregião do sertão de Quixeramobim, aproximadamente 180 km de Fortaleza, capital do estado, com altitude média de 299 metros acima do nível do mar. A área total do município é de 1.109,2 km². Antes de sua emancipação, que se deu em 23 de dezembro de 1986, Madalena era distrito de Quixeramobim. - Winkipédia
Boa Viagem - CE
Atualizado às 06h28
23°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 21°
23°

Sensação

13.8 km/h

Vento

88.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
NUTRITEC
Animado
ESCRITÓRIO BRASIL
Municípios
O melhor Conteúdo II
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio