Segunda, 25 de Maio de 2020 09:03
(88) 9 81453468
Sertão Central Religiosidade

Procissão de ramos marcam domingo em cidades do interior do Ceará

A data também é conhecida como domingo da Paixão do Senhor, anunciando o início da Semana Santa, seguida da crucificação e ressurreição do Filho de Deus e a páscoa.

15/04/2019 08h27
464
Por: Redação Fonte: Diário do Nordeste
Semana Santa tem início nas paróquias de Quixadá com procissão de Domingo de Ramos.
Semana Santa tem início nas paróquias de Quixadá com procissão de Domingo de Ramos.

Católicos amanheceram domingo (14) em cidades do Interior do Ceará celebrando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Belém, no Domingo de Ramos, conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. A data também é conhecida como domingo da Paixão do Senhor, anunciando o início da Semana Santa, seguida da crucificação e ressurreição do Filho de Deus e a páscoa.

No Centro do Estado a maioria das paróquias realizou a Procissão de Ramos no início da manhã. A Paróquia de São Sebastião, em Choró, a de Santo Antônio em Quixeramobim, e de Jesus Maria e José, em Quixadá, foram algumas delas, mas uma das comunidades religiosas mais tradicionais de Quixadá, a Paróquia de São João Batista, foi além. Como têm feito nas duas últimas décadas, moradores encenaram a passagem bíblica pelas ruas, acompanhados de dezenas de fiéis.

Segunda Feira (15), haverá celebração penitencial; na quarta-feira (17) tem a missa dos Santos Óleos; na quinta-feira (18) a celebração da Ceia do Senhor; na sexta-feira (19) a Paixão do Senhor; no sábado (20) a vigília pascal, se encerrando com o domingo da resurreição. Essas passagens também serão encenadas pelos moradores do bairro São João, no maior espetáculo comunitário da Paixão de Cristo no Interior do Ceará, com início programado para as 17h30 da sexta-feira na Igreja Matriz de São João e Santa Edwirges.

De acordo com João Paulo Uchôa, um dos organizadores da encenação, dentre as cenas estã0 a Última Ceia; Trama para matar Jesus; Jesus no Monte das Oliveiras; Jesus é julgado pelo Sinédrio; Maria é avisada sobre a prisão Jesus; Jesus é levado a Pilatos; Jesus é interrogado por Herodes e as 15 Estações da Via Crucis, culminando com a Ressurreição de Jesus, no Sítio do Jairo.

Quixadá - CE

Quixadá - Ceará

Sobre o município
Quixadá é um município brasileiro do estado do Ceará, pertence à mesorregião dos Sertões Cearenses e à microrregião do Sertão de Quixeramobim. É a maior cidade do sertão central, com uma população de 85.371 habitantes. Possui uma área de 2.019,833 km² e uma densidade demográfica de 39,91 hab/km². Wikipédia
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias