Quarta, 17 de outubro de 2018
88 9 9688 9654

31º

Min 23º Max 32º

Parcialmente nublado

Boa Viagem - CE

às 17:57
Estado

04/08/2018 às 01h58

1.235

Redação

Boa Viagem / CE

Cidade do santo sem cabeça iniciará construção de um santuário com nova estátua
A estátua inacabada será transformada em memorial e a sua cabeça, distante 3Km, em museu
Cidade do santo sem cabeça iniciará construção de um santuário com nova estátua
Foto: Alex Pimentel DN - Montagem Sert News

Caridade. Passadas quase quatro décadas, os devotos de Santo Antônio, na religiosa cidade de Caridade, situada a pouco mais de 70 quilômetros de Fortaleza, no Sertão Central, não vão mais perder a cabeça por causa do seu maior monumento. Uma nova estátua será erguida no lugar, dos pés à cabeça.


 Desde 1980 a expectativa dos moradores, principalmente dos mais religiosos, era poderem olhar nos olhos do padroeiro de 30 metros de altura moldado em concreto, erguido no topo do Serrote Cágado, para lhe pedirem a bênção. Entretanto, o tempo foi passando e a obra não foi concluída na "terra do santo sem cabeça", como ficou conhecida.


Agora, a história será outra. A Prefeitura de Caridade confirmou a construção da nova estátua, dessa vez acompanhada de um complexo religioso, turístico e comercial, o Santuário de Santo Antônio. O projeto foi aprovado e o investimento inicial, de R$ 1 milhão, de um total de R$ 3 milhões, já foi liberado por meio da Secretaria Estadual das Cidades (Scidades).


Obras


As obras deverão iniciar nos próximos meses, informou a prefeita Amanda Lopes. Além de atender aos anseios dos devotos, o projeto vai incrementar a economia do Município, acrescentou satisfeita, ressaltado ser uma iniciativa de muitas mãos, principalmente do ex-prefeito Júnior Tavares com a sua esposa Simone Tavares.


No projeto, além da estátua com quase 35 metros de altura, tendo acesso em lances de escada, com 516 degraus, dois elevadores também darão acesso até os ombros da estrutura, transformados em um mirante. No total, terá mais de 40 metros.


Estátua de Santo AntônioA nova estátua terá quase 35m, tendo acesso por 516 degraus, dois elevadores levarão até os ombros da estrutura, transformados em um mirante


Estrutura


Uma via rodoviária dará acesso até o topo do serrote, onde está prevista a construção de estacionamento, restaurante, lojinhas, banheiros e um velário. As ruínas do Santo serão transformadas no Museu de Santo Antônio. Tudo será iluminado com energia solar. O complexo turístico terá o mais alto monumento religioso do Ceará.


A cabeça, separara das ruínas do tronco do Santo, a uma distância aproximada de três quilômetros, também se tornou uma das atrações turísticas de Caridade. Essa segunda peça, moldada em cimento, também chama a atenção em razão de ter sido isolada em parte pelo muro de uma das casas do conjunto da Cohab, erguido anos depois.


Hoje, é preciso bater à porta ou subir no muro, para ver o restante da estrutura. Apesar de muitos imaginarem a sua demolição, para desobstruir a rua, o local será transformado no Museu Municipal, acrescentou a prefeita, apontado o turismo religioso como uma forte fonte econômica para muitos lugares. História para contar a atrair visitante, Caridade já tem.


Curiosidades


Secretário paroquial, Fabrício Monteiro, confessa que, ao pisar pela primeira vez na cidade - com população estimada, em 2017, de 22.320 pessoas, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, há um ano, a obra inacabada foi a primeira imagem a atrair a sua atenção.


Não demorou muito para passar a ouvir relatos de histórias do "Santo sem Cabeça". Uns reclamam, atribuem até as estiagens prolongadas ao longo dos anos, ao descaso com o Santo, se tornando uma maldição.


Os mais jovens deixaram de subir ao morro às noites, com medo de assombrações. "Uma voz grave passou a ser ouvida, dizendo que estava precisando de uma cabeça". Ninguém voltou mais lá à noite, completou Fabrício.


Com o passar dos anos, muitas pessoas, a maioria visitantes, passaram a subir o morro, para ver essa história de perto. Hoje, o local, um mirante natural, é mais procurado no período da Semana Santa.


Entretanto, o lugar passou a ser alvo de vandalismo. O Santo se aborreceu e dificultou o acesso. Agora só se chega lá a pé ou na garupa de motociclistas mais experientes, comentou um deles, Antonio Freitas. Os mais radicais afirmam ser um sacrilégio. Enquanto a escultura estiver sem cabeça, o fim do mundo estará mais próximo.


A população já estava cansada de tanto atender à curiosidade dos visitantes: Porque aquela estátua não tem cabeça ? Cabeça tem. Basta seguir até as casas da Cohab. Então porque não colocam no lugar?


Essa reposta, o morador João Niveno Fernandes, conhecido como "Pivêta", tem: "Quem realizou a obra esqueceu de erguer a estrutura, o pilar, para sustentar a última peça. Havia risco, colocando a cabeça de oito metros de altura no lugar, de vir a rolar morro abaixo, podendo causar um grave acidente".


Sem comentários


Sobre essas histórias, o pároco João Mascarenhas, representando a Arquidiocese de Fortaleza, a qual sua igreja é subordinada, prefere não tocar no assunto. Ainda vai completar dois anos à frente da missão católica em Caridade. A concentração no momento é com outra obra, a da restauração da Matriz. Os serviços estão sendo realizados com capricho. Quem sabe, com a nova pintura, os fiéis concentram mais os seus olhos na fé.


Alguns atribuem a situação, considerada desconfortável para os devotos e à Igreja, a uma espécie de penitência. Os mais fervorosos, aguardavam esse momento e, após muitas preces, consideram um milagre.


O sonhado símbolo de fé é similar ao da cidade vizinha. No Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, as romarias chegam aos milhares: a pé, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau-de-arara, a cavalo. Algumas se destacam, pela organização e quantidade de fiéis, como a Moto-Romaria de Fortaleza, com cerca de 30 mil participantes (uma das maiores do mundo); a de Codó (Maranhão), com aproximadamente dois mil fiéis; e a romaria COT de Fortaleza, com cerca de 450 pessoas a pé.


Saiba mais


O Cristo Redentor, construído no Rio de Janeiro, considerado a mais importante estátua do Brasil, tem 38 metros de altura, sendo 30 metros da imagem e oito do pedestal.


A estátua de São Francisco de Assis, em Canindé, tem chamado a atenção por ter o título de maior estátua sacra do País, com 30,25 metros. São apenas 25 centímetros a mais que a do Cristo Redentor sem o pedestal.


O Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, outro monumento erguido no Interior do Ceará, tem 27 metros de altura, se destacando, porém, como o mais visitado do Estado.


Quando estiver concluída, a estátua de Santo Antônio, em Caridade, terá 40 metros de altura. A sua imagem terá 34,72 metros e se tornará a maior do Brasil. Incluindo o seu pedestal alcançará 40,32 metros.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium