Sábado, 20 de outubro de 2018
88 9 9688 9654

30º

Min 22º Max 35º

Claro

Boa Viagem - CE

às 10:57
Sertão Central

04/10/2018 às 14h03

293

Redação

Boa Viagem / CE

Festejos de São Francisco se encerram nesta quinta-feira em Canindé com procissão
Milhares de devotos deverão participar nesta quinta-feira da procissão de São Francisco em Canindé.
Festejos de São Francisco se encerram nesta quinta-feira em Canindé com procissão
Divulgação

Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas encerra na tarde desta quinta-feira (4) os festejos em homenagem ao padroeiro de Canindé. De acordo com a programação divulgada pela paróquia, repetindo a tradição secular, às 17 horas, milhares de devotos, chegados de várias cidades do Ceará e do Nordeste, se concentrarão na Praça da Basílica, para acompanharem a procissão pelas ruas da cidade, retornando à Basílica.


O ato religioso costuma concentrar um grande número de devotos, na maioria romeiros de outras cidades do Ceará e de outros estados do Nordeste. A Caravana de Codó, no Maranhão, é uma das maiores. Apesar de a PRF ter proibido o tráfego dos caminhões paus de arara e de cegonhas transportando devotos, a cada ano aumenta o número de ônibus chegando à cidade. De acordo com os organizadores o ato religioso costuma atrair mais de 40 mil fiéis.


Desde a madrugada de 24 de setembro o reitor do Santuário Paróquiafrei Marconi Lins, pregou o tema deste ano, “Senhor fazei-me instrumento da vossa paz”. A primeira procissão foi realizada no dia seguinte, com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando à Basílica. Até esta quarta-feira (3) as novenas foram realizadas na Praça dos Romeiros.


A missa de encerramento está programada para esta manhã de 4 de outubro, a partir das 9 horas, na Quadra da Gruta.


Durante os 11 dias de festejos em Canindé, os romeiros puderam assistir as missas na Quadra da Gruta às 5h, 7h, 9h, 11h e 16h; no Mosteiro das Irmãs Clarissas e na Igreja do Monte às 6 horas; na Igreja das Dores às 8h e 10h. Já as novenas, ocorreram de 25 de setembro a 3 de outubro na Praça dos Romeiros a partir das 18 horas. Os batizados, de 24 de setembro a 3 de outubro, no Complexo São Damião e as confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h, no mesmo local, ao lado da Basílica.


expectativa dos paroquianos para os festejos deste ano foi de mais de um milhão de romeiros. A estrutura receptiva, incluindo abrigos e banheiros, foi ampliada, e a segurança também. Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Autarquia Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Saúde do Município foram reforçadas para atenderem os visitantes. O objetivo é assegurar tranquilidade e evitar infortúnios para os devotos.


Basílica de Canindé


A Basílica de Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano. Segundo historiadores, no ano de 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, reconhecido como fundador do povoado se estabeleceu às margens do Rio Canindé, onde, contado com o auxílio dos moradores da região  iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem ao santo já eram tradicionais nesta freguesia.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium