Quinta, 20 de setembro de 2018
88 9 9688 9654

29º

Min 22º Max 32º

Tempestuoso

Boa Viagem - CE

às 11:20
Sertão Central

24/08/2018 às 16h40

233

Redação

Boa Viagem / CE

Associação dos Vaqueiros de Canindé promove cavalgada e missa neste sábado
A Associação preserva e fortalece esses costumes há mais de duas décadas. Este ano completa 22 anos de atividades, acrescenta.
Associação dos Vaqueiros de Canindé promove cavalgada e missa neste sábado
O vaqueiro ainda é um símbolo forte da bravura e da tradição sertaneja. > > Divulgação

Vaqueiros de Canindé e de municípios vizinhos se reunirão na manhã deste sábado (25) nesta cidade conhecida como a Terra de São Francisco, para comemorarem o dia dedicado aos profissionais desse ofício, 22 de agosto. De acordo com a Associação dos Vaqueiros de Canindé (AVC), o ato comemorativo terá início às 8h, com concentração na Estátua de São Francisco, dali saindo em cavalgada até o Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, onde programada a celebração de missa presidida pelo padre Roberto Reinaldo, da paróquia de São José.


presidente da AVC, Edilânio Aboiador, destaca não ser fácil a labuta desses “heróis” do campo, personagem típico do sertão. Desde a colonização, o vaqueiro ainda mantém suas tradições, e a bravura, herdadas dos tempos da “civilização do couro“, como a lida diária com o gado foi definida pelo historiador Capistrano de Abreu. A Associação preserva e fortalece esses costumes há mais de duas décadas. Este ano completa 22 anos de atividades, acrescenta.


A AVC conta com uma representante ilustre, Dina Martins, a única Mestra da Cultura vaqueira do Brasil. Ela ainda participa das atividades da classe. É considerada a “embaixadora dos vaqueiros”. Mestra Dina, como é conhecida, diz, com orgulho, que tudo começou em 1970, no dia 1º de outubro, quando o vigário da época, frei Lucas Dolle, um alemão cheio de coragem e com intenção de ser vaqueiro, rezou a primeira missa no pátio da Basílica de São Francisco, na presença de um grande número de adeptos da profissão.


Apesar de a reunião, da cavalgada, seguida da celebração religiosa ser tradição também em outros municípios, como CaridadeQuixeramobim e Pedra Branca, comemorada geralmente nos festejos dos padroeiros dessas cidades, a manifestação em Canindé chama a atenção. Uma lei do Município, de 29 de abril de 2008, estabelece o dia 22 de agosto, data nacional que homenageia o folclore, como Dia do Vaqueiro.

FONTE: Diário SC

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium